quinta-feira, 12 de junho de 2008

Novidades ASTD 2008


A American Society for Training and Development (ASTD), a mais prestigiada e a maior associação do mundo de formadores e de técnicos de desenvolvimento de recursos humanos, realizou a conferência de 1 e 4 junho, em San Diego, Califórnia. Ao todo, foram mais de 200 palestras educacionais, para um público formado principalmente por profissionais com cargo de decisão, vindos de mais de 70 países.
Grace Pedreira participa todos os anos deste evento , buscando manter-se "updated" com as tendências , atualizando assim os produtos tanto GRACE & COMPANY como da G&G Recursos Humanos .

"Esse ano o tema principal do evento foi retenção de talentos, que aparentemente é um problema mundial. As empresas tem se mostrado muito eficientes para atrair pessoas dando bons salários, acenando com desafios tentadores, mas depois não conseguem manter o interesse dos chamados talentos e os perdem para outras empresas que atraem com os mesmos bons salários e desafios. Tony Bingham, presidente e CEO da ASTD abriu o evento lembrando que não basta só trazer mas tem que manter.
As palestras mostraram que a jornada para a manutenção de talentos é árdua. Os gestores tem o papel mais critico para conseguir vencer a corrida pelos talentos. Pensam que é sobre salários , benefícios e bônus. Sim isso atrai mas não mantém .
Basta fazer uma única pergunta: “você trabalharia para um chefe ruim e uma empresa com péssimo ambiente ?” acho que essa pergunta é auto-explicativa.",narra Grace .

E por falar em chefe , Grace também trouxe com exclusividade para a G&G o mais famoso e eficiente workshop sobre Liderança : "O Desafio da Liderança" , que há 25 anos vem ajudando líderes mundialmente a tornarem-se melhores líderes .
Grace encontrou-se com Barry Posner ,co-autor ,juntamente com Jim Kouzes de livros reconhecidos , Credibilidade, Leadership Legacy , Encouraging the Heart . Em próximo posting falaremos sobre este seminário.
Foto : Barry Posner & Grace Pedreira

terça-feira, 3 de junho de 2008

O Vôo dos Gansos- 4 lições de Liderança e Trabalho em Equipe


Você Sabia que :
  • Há mais de 40 variedades de gansos?

  • São aves da família Anatidae que inclui também os cisnes?
  • O ganso selvagem habita regiões de clima temperado migrando para locais mais quentes durante o inverno?
    · É defensor da propriedade, e apesar de ser uma ave, faz frente a qualquer intruso que apareça?

    .Sua vida é feita ao ar livre e em bando, comendo tudo o que lhes apareça, sejam caracóis ou minhocas?
    · A carne desta ave é muito apreciada na Europa, principalmente em França, onde o paté de fígado de ganso ( foie gras )é apreciado há muitos anos ?
    · A mãe ganso choca cerca de 6 ovos, durante 30 dias?
    .Pode viver cerca de 20 anos e pesar até 12 kg

  • que eles voam ? e seu vôo nos ensina 4 grandes lições de Liderança e trabalho em equipe .

Os cientistas descobriram sobre por que os gansos voam na típica formação em “V”


1.Quando os gansos selvagens voam em formação "V", eles o fazem a uma velocidade 70% maior do que se estivessem voando sozinhos. É que à medida que cada pássaro bate suas asas, é criada uma "sustentação'' para o pássaro que o segue.


Lição 1: As pessoas que dividem uma direção em comum e têm senso de comunidade chegam mais rápido e mais facilmente a seu destino, porque estão viajando baseadas na confiança.



2.Quando o ganso que está no ápice do "V" fica cansado, ele (ou ela) passa para trás da formação e outro ganso voa para a posição de liderança.

Lição 2: A força, o poder e a segurança também aumentam quando se viaja na mesma direção que outros, com os quais dividimos um objetivo em comum.

3.Durante o vôo, os gansos da retaguarda grasnam para encorajar aqueles que vão a frente a manterem suas velocidades.


Lição 3: quem exercita a liderança precisa ser encorajado com elogios e apoio.

4.Os gansos acompanham os fracos. Quando um deles fica doente ou ferido ou é abatido, no mínimo outro ganso sai da formação e segue-o na descida, para ajudá-lo e protegê-lo. Ele permanece na sua companhia até que ele possa voar novamente ou morra. Então ele vai em busca de uma outra formação ou se integra ao próprio grupo.


Lição 4: Devemos apoiar quem trabalha conosco em seus momentos de necessidades.


Da próxima vez, ao ver uma formação de gansos voando, lembre-se que é uma recompensa, um desafio e um privilégio fazer parte de uma equipe.